Ads (728x90)

Vou começar o artigo lhes sendo muito sincera: sempre odiei pensar em fazer atividades físicas! Por isso, vivia colocando empecilhos para iniciar uma atividade, ora falando sobre a falta de tempo (que é muito comum hoje na vida de todos) ou dizendo sobre o meu cansaço (que é o resultado das multitarefas que levam a falta de tempo). Isso tendo dois grandes exemplos na minha família que me mostravam ao contrário do que eu pensava. Mas, nos últimos tempos venho mudando o meu pensamento e modo de agir, sabe o por quê? O motivo é que tenho sofrido com alguns problemas de saúde e, além disso, conheci pessoas que mudaram suas vidas ao incorporarem atividades físicas nela. Assim, andei lendo sobre o assunto e gostaria de compartilhar com vocês alguns dos motivos da importância de se fazer atividades físicas.

Qual a diferença de atividade física e exercício físico?

Exercício físico é qualquer movimentação do corpo que culmine com o gasto energético. Já atividade física é o conjunto de exercícios físicos que possuem um objetivo, densidade, volume e duração. Ela deve ser praticada preferencialmente de 30 a 50 minutos por dia, de 3 a 5 vezes por semana. Todas as pessoas, de ambas as idades, mesmo com doenças pré-existentes devem praticar atividades físicas, sempre com acompanhamento médico e orientação de um especialista na área de educação física.
DESENHO DE PESSOAS CORRENDO
 Praticar atividades físicas é sinônimo de qualidade de vida!
Praticar atividades físicas melhora em muito a qualidade de vida, porque, ajuda a cuidar da saúde de corpo e mente. Um exemplo de saúde é o que acontece com o nosso coração: a prática ocasiona um maior bombeamento efetivo do sangue, o que melhora a circulação sistêmica em todo o corpo; além disso, fortalece o sistema imunológico. Isso significa mais saúde e menos doenças para você!

Quer ainda mais qualidade de vida? Leia: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: UMA VIDA MAIS BELA E COLORIDA!

Atividades físicas te deixam mais feliz!

Você já escutou a expressão “hormônio do prazer”, pois sim, ao realizarmos as atividades físicas o nosso cérebro libera um neurotransmissor (isso mesmo, não é exatamente um hormônio) chamado endorfina que dá uma sensação de prazer ao nosso corpo, nos fazendo sentir um bem-estar geral. Por essa razão são indicadas como apoio ao tratamento da ansiedade e da depressão.

Fazer atividades físicas ajuda a emagrecer!

Essa é provavelmente a razão que mais leva pessoas a saírem do sedentarismo. Realmente, fazer atividades físicas cotidianamente ajuda a emagrecer e manter um peso corporal adequado, claro que para tanto devemos manter uma alimentação equilibrada. Falando nisso, dê uma olhadinha em algumas receitas saudáveis, saborosas e muito fáceis de fazer:

Como saber quantos quilos você precisa emagrecer?     

Para termos uma ideia do nosso peso ideal a Organização Mundial de saúde elaborou um cálculo baseado na nossa altura e peso, denominado IMC (índice de Massa Corporal): IMC = peso / (altura x altura). O índice deve ficar entre 18.5 e 24.9.  Para você entender melhor, vou dar um exemplo...

Uma pessoa que tem 1.65 m de altura e 60 kg ficaria assim:
1.65 x 1.65 = 2.72
60 ÷ 2.72 = 22.05
O IMC dela seria de 22.05, então estaria dentro do considerado adequado.


Quão importante pra você seria passar na frente do espelho e, ao invés de virar o rosto, você para, se olha, dá aquela suspirada, fica de perfil e abre aquele sorriso, orgulhoso(a) do corpo que você vê no reflexo?  Veja: Emagrecer de vez

Atividades físicas: aeróbicas e anaeróbicas.

Com atividades chamadas de aeróbicas, como por exemplo, a corrida, natação, pedalada e caminhada, advêm um trabalho cardiorrespiratório maior e movimentação de vários grupos de músculos o que ocasiona uma grande queima de calorias. Isso aliado a uma alimentação equilibrada gera uma perda de peso corporal. Além disso, melhora a capacidade respiratória e o desempenho de pessoas com asma leve (o mais indicado é a natação).

Já as nomeadas de anaeróbicas, como a musculação, por exemplo, fortalecem os músculos e evitam a perda de massa muscular e óssea. Também, ajudam no combate a doenças com problemas articulatórios (como a artrite e artrose nos quadris), pois, fortalecem os músculos e previnem a carga nas articulações. São ótimos também para quem sofre de osteoporose porque ajudam a fortalecer os ossos.

Assim, tanto os exercícios aeróbicos, como os anaeróbicos trazem grandes vantagens ao nosso corpo. Especialistas garantem que o ideal seria haver a prática das duas formas.

Para quem tem diabetes: auxílio no tratamento!

Para quem possui diabetes tipo 2, aquela que o organismo tem resistência a insulina, a atividade física possui um caráter hipoglicemiante, pois, faz a função da insulina e a pessoa acaba diminuindo a quantidade ministrada por dia (vai depender do grau de comprometimento). Quem possui a diabetes tipo 1, onde o pâncreas não produz insulina, por isso há a necessidade de repor este hormônio para que o organismo restabeleça os níveis normais de glicemia no sangue, ainda se beneficia com a pratica de exercícios com a redução dos níveis de glicose no sangue, mas, em menor densidade.


Imagine uma vida sem se preocupar com o peso, pra sempre.  CLIQUE AQUI E CONHEÇA COMO.

Uma aliada aos hipertensos!

Ter uma rotina de praticar atividades físicas também ajuda as pessoas que tem hipertensão, popularmente conhecida como a pressão alta; que é a tensão acima do normal exercida pelo sangue sobre as paredes dos vasos de um determinado órgão. Isso porque a prática diminui a resistência periférica vascular, deixando o vaso normal e consequentemente a pressão tende a ficar normal.

Relaxa e ajuda ter uma boa noite de sono!

Relaxar e ter uma boa noite de sono é a vontade de qualquer pessoa, não é? Realizar atividade física é uma das coisas indicadas para se ter um bom sono, porque ajuda a relaxar frente a um dia estressante. Contudo, o indicado é realiza-lo de 3 a 4 horas no mínimo antes de ir dormir. Da mesma forma, as atividades físicas são as principais aliadas no cuidado com a memória.


Hoje em dia torna-se muito difícil encontrar tempo para a prática de exercícios físicos, entretanto, busque um tempinho para isso, pense que é um presente que você está dando para o seu corpo e mente e que acabará ganhando em qualidade de vida. Inicie com um que lhe chama a atenção e se não gostar troque por outro. Chame um parente ou amigo para lhe acompanhar. Mas, lembre-se: sempre avaliado por um médico e acompanhado por um especialista na área de educação física. 
Next
Postagem mais recente
Previous
This is the last post.

Postar um comentário

Blogger
  1. Fazer atividades física faz muita diferença para a saúde!

    ResponderExcluir