Ads (728x90)

        
        Você é mãe... Até então seu filho só tinha o âmbito familiar como referência... Mais cedo ou mais tarde chega o momento da criança ir para a escola... Daí bate o desespero... E agora? Como escolher uma boa escola para o meu filho?

      Sou professora há mais de 9 anos. Já trabalhei com o ensino fundamental, mas atualmente ensino e aprendo com a educação infantil. Também, tenho formação em Psicopedagogia e Educação Ambiental. Sei como é difícil escolher uma boa escola, afinal, existem inúmeras instituições espalhadas por aí (sendo públicas ou privadas). Por isso, gostaria de compartilhar com vocês algumas dicas para minimizar esse tão difícil momento que é escolher uma escola para o seu filho.


Quer dicas do que fazer junto com o seu filho? MAMÃE, O QUE VAMOS FAZER HOJE? Um criativo manual prático para educação de mães e filhos

FAÇA UMA LISTA DO QUE A FAMÍLIA ESPERA DA ESCOLA.

        Hoje a criança passa mais da metade do seu dia em uma instituição escolar (algumas até o dia inteiro). Assim, a escola acaba sendo uma extensão da sua casa. Por isso, é fundamental a família levantar o que ela espera da escola. O que e como gostaria que a criança vivesse nesse período?  Tendo essa lista ficará mais fácil de visualizar uma escola ideal para a sua criança, sendo ela pública ou privada.

SAIBA SE A ESCOLA ESTÁ AUTORIZADA A FUNCIONAR

        Escolas privadas devem possuir um laudo fornecido pelo órgão público dando autorização para a escola funcionar. Eles observam o espaço físico, corpo docente e sua proposta pedagógica para o credenciamento. Reflita... Se a escola não respeita lei, será que ela vai respeitar seu filho?

CRIANÇAS FELIZES JUNTO COM A PROFESSORA

LOCALIZAÇÃO E HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

        Ninguém quer ficar horas paradas em um trânsito. Os pais ficarão nervosos e as crianças já chegarão cansadas. Por isso, veja quais locais são estratégicos para a família.
        Pense também nos horários que a escola oferece e na realidade da rotina familiar. Vai precisar de uma escola com tempo flexível ou não? O horário de entrada e saída vão coincidir com as horas em que você está livre?

CONHEÇA A FILOSOFIA DA INSTITUIÇÃO E O QUE ELA VALORIZA

        As escolas possuem inúmeras formas de trabalho. Verifique se a escola que você está pesquisando está de acordo com a filosofia de vida da família e o que ela valoriza. Isso é muito importante, pois, fica muito mais fácil para a criança aprender quando ela segue uma mesma linha. Um exemplo disso são as escolas com ensino religioso. Umas pregam concepções e ideias que ás vezes não são as mesmas da família.

        Podemos citar também:
  • A forma como a família lida com a indisciplina da criança é a mesma da escola?
  • Ela valoriza algumas matérias em detrimento de outras?
  • É conteudista ou valoriza a socialização?
  • Como é feita a avaliação?
  • Festeja datas comemorativas?
  • Como vê o contato com os pais?
  • Etc.
        Para ter uma ideia de todas essas questões converse com a coordenadora pedagógica da escola, professores e pais de alunos já frequentes naquela unidade. Nas escolas públicas peça para ver o documento Projeto Político Pedagógico da escola (dito PPP), no qual, a escola coloca todas as suas posições.

OBSERVE O AMBIENTE FÍSICO

         Observe detalhadamente como é o espaço físico daquela escola. Veja se é adaptado para receber crianças da faixa etária que prometem o trabalho, como por exemplo: crianças de educação infantil precisam de mais espaço para brincar e socializar; desta forma, parque, brinquedoteca e salas alegres e convidativas são essenciais. Já as crianças maiores precisam de uma boa biblioteca, quadra e sala de informática. Eu sei que isso não garante qualidade, porém, é um degrau para isso.

        Além disso, verifique se todo o espaço tem segurança, não só relacionado à proteção contra violência, também, se está protegido contra possíveis acidentes. Só para exemplificar: a escola onde trabalho atualmente, quando foi construída havia buracos enormes nas paredes do andar superior, por onde facilmente passaria uma criança. Esses buracos (que eram meramente decorativos) davam para o andar debaixo, ou seja, a criança poderia levar uma grande queda (felizmente arrumaram antes de a escola ser inaugurada).

           É importante observar se a escola está dentro dos padrões de higiene e limpeza. Afinal, uma escola que não tem esses cuidados é uma séria candidata a ser transmissora de doenças.

        Igualmente é importante saber se a escola possui brigada de incêndio, se extintores e mangueiras estão em ordem. Já vi algumas escolas que não tinham tais materiais.

PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA

          A proposta pedagógica da escola é a metodologia de ensino da escola e o que isso implica. Existem inúmeras propostas: tradicional, religiosa, construtivista, montessoriana, waldorf, freiriana, democrática, dentre outras. O essencial é conhecer o que cada proposta se baseia e como se dá a relação entre o ensinar e aprender naquele espaço educativo.

   Algumas perguntas podem ajudar:
·        Quais são as suas propostas de trabalho e como se organiza?
·        Como é feito o planejamento?
·        O que pensa sobre a alfabetização?
·        Qual é o método utilizado?
·        Faz uso de apostilas ou livros?
·         Qual a grade curricular?
·        Etc.

  Busque essas respostas com o corpo docente e equipe de apoio e busque a que melhor se encaixa no seu propósito de vida para o seu filho.

  Acredito que o primordial não é seguir somente uma linha de proposta, mas, sim buscar a melhor que se adeque para a sua criança. Pois, existem inúmeras formas e métodos de ensino e uma criança aprende diferentemente da outra. Essencial é ver que seu filho está aprendendo e feliz!

NÚMERO DE CRIANÇAS POR SALA

         Um grande fato: não dá para oferecer uma educação de qualidade com um número elevado de alunos por sala! Mesmo que a professora tente fazer milagre, muitas crianças por sala tornam-se impossível de você individualizar o trabalho como a criança merece. Assim, além do aprendizado ficar difícil, torna-se mais fácil de acidentes acontecerem, como, mordidas e quedas em casos de crianças pequenas.

MATERIAIS DIDÁTICOS

        Ter só bons materiais didáticos não garante qualidade, contudo, é um fator muito importante para um rico e tranquilo trabalho em sala de aula. Jogos, brinquedos, computadores, tintas, livros, papéis variados, etc. fazem parte da rotina de uma escola. Quando existe a deficiência de tais materiais o trabalho torna-se bem mais complicado. As crianças aprendem mais facilmente com a utilização de diferentes materiais de acordo com a proposta planejada e mediada pelo professor.

EQUIPE DOCENTE E DE APOIO

        Conheça o quadro de funcionários da escola. Se tem uma equipe multidisciplinar como diretora, coordenadora pedagógica, professores formados, auxiliares (principalmente no infantil) e em algumas até psicopedagogas e enfermeiras. Observe como essas pessoas tratam as crianças.
        Saiba se a escola tem um plano de formação continuada para os professores e equipe. Quem trabalha com a educação tem que estar sempre se atualizando.

AULAS EXTRAS

        Hoje muitas escolas oferecem aulas extras como: ensino de outra língua, ballet, natação, dentre outras para aumentar a sua oferta de educação. Novamente veja o que você acha importante para o seu filho e se o serviço é cobrado à parte ou não. Mas, uma dica: conheça como são essas aulas porque muitas escolas só as usam como chamarizes e não ofertam uma atividade de qualidade mesmo.

         Sei que esse momento de escolha de escola para o seu filho é muito difícil; principalmente porque envolve um momento de separação entre vocês. Converse com todos os membros da família, peça opiniões e siga o seu coração.

        Quando o seu filho estiver frequentando veja se ele está feliz e aprendendo. Caso não, veja o que está acontecendo e se necessário, inicie outra busca. O importante é você confiar na instituição!

Postar um comentário

Blogger
  1. No meu tempo não tínhamos tantas opções, acho que mais importante é a educação que vem do lar, ali começanos a construir o futuro e a educação das nossas crianças.

    ResponderExcluir
  2. Para min mais importante é o metodo de ensino que vai nortear o rumo e o futuro da criança

    ResponderExcluir