Ads (728x90)

Podcasts: Vale a pena ouvir

Você faz longas viagens diárias em direção ao seu trabalho, faculdade ou para algum curso. Durante o trajeto tem que aquentar um trânsito cansativo, quando não, o conhecido aperto e desconforto fornecido pelo trem, ônibus e metrô. Se isso não fosse desgastante o suficiente o marasmo dos engarrafamentos acaba de fazer o serviço. Para quem anda de transporte público o tédio não é problema, contudo nem sempre se quer ouvir sobre a vida da pessoa do lado ou a música de mau gosto que está na moda no momento. Se essa é a sua situação a minha pergunta é a seguinte:


O que fazer para se distrair no trânsito ou no transporte público?

Nem sempre é possível ler um livro enquanto se está no trânsito ou transporte público e mesmo as suas canções favoritas se tornam cansativas se ouvidas todos os dias.

Enquanto passava por esse dilema, ao mesmo tempo em que procurava aprender tudo o que podia sobre como trabalhar com internet, foi que descobri uma mídia incrível chamada podcast.

O que é podcast?

Os podcast são comumente chamados de “programas de rádio pela internet”, porém essa explicação é bem ruim, pois em geral, no Brasil os programas de rádio são compostos por horas de música interrompidas por breves intervenções de um locutor. Tudo bem! Existem (ou existiam) exceções, mas em sua maioria é isso.

Um podcast é um arquivo de áudio comumente em mp3 transmitido via RSS que você baixa no seu celular ou mp3 player e ouve onde quiser.

 Podcast possuem os mais variados formatos, por exemplo, um grupo de pessoas discutindo sobre um tema ou contando histórias pessoais, um único indivíduo dando uma aula sobre um assunto ou ainda narrando um conto de forma interpretativa e cativante (storytelling).

Ouça com os seus próprios ouvidos e tire as suas conclusões:



Por que você deveria ouvir podcasts
Além de serem engraçados, divertidos e na maioria dos casos bastante instrutivos, eles não te atrapalham de realizar outras atividades enquanto escuta. É possível dirigir, caminhar e até mesmo trabalhar (se não precisar conversar com outras pessoas como). Lavar louça e a faxina da casa se tornam menos chatas quando se escuta um podcast.

O melhores Podcasts (na minha opinião) 

Vou fazer uma lista rápida dos que eu mais ouço e recomendo separando-os por temas:

Os mais populares

Nerdcast: Apesar do nome, os temas não são exclusivamente voltados para o público nerd mas tratam dos mais variados assuntos sempre na presença de um especialista e de muito bom humor.

Rapaduracast: Esse é o mais popular podcast de cinema do Brasil e ouvindo percebemos que não podia ser diferente, tratando do assunto com muita qualidade e mantendo o clima de descontração.

Humor
Pauta Livre News: Humor simples e direto que te fazem rir como quem está em uma roda de amigos o Pauta Livre é podcast divertidíssimo.
 
Toscochanchada: escrachado e escatológico o humor do tosco surpreende por te fazer rir de coisas absurdas e por vezes de gosto duvidoso.
 
Cinema:
Cinecast: Discutir cinema e falar sobre bons filmes de maneira elegante e com extrema finesse é a especialidade do cinecast.

Jurassicast: Se você gosta de filmes antigos, sobre tudo dos terríveis clássicos que fizeram sucesso nos anos 80 e 90, as discussões sem nenhuma seriedade do jurassicat vão te conquistar.

Temas insólitos
Mundo freak confidencial: discos voadores, fantasmas e fenômenos estranhos são os temas desse podcast sensacional. Os assuntos são apresentados na forma em que são relatados pelo mundo e recebem sempre o benefício da dúvida.
 
Papo lendário: O foco principal é a mitologia em seus diversos aspectos, entretanto lendas urbanas, misticismo e religião também são tratados de forma séria e imparcial levando em conta sempre o ponto de vista antropológico, filosófico e psicológico.

Cabeçudos ou intelectuais
Braincast: Se você gosta de saber a opinião de pessoas inteligentes sobre assuntos relevantes para a sociedade, deve ouvir o Braincast. Um bom whisky e jazz ao fundo combinam bem com ele.

Mamilos: Polêmicas bem embasadas ditas por mulheres que sabem do que estão falando esse é o mamilospodcast.

Ciência:
Fronteiras da ciência: Feito pela rádio da universidade de Rio Grande do Sul por professores doutores e especialistas nas mais especificas áreas. O fronteiras da ciência testa sua autoestima mostrando pessoas realmente inteligentes e que sabem sobre o que estão falando

Scicast: um grupo de amigos com o interesse em divulgar a compreensão do que é a ciência e que forma ela pode melhorar a sua vida.

Como ouvir Podcast?

A forma como consumismo essa mídia é menos simples do que eu gostaria que ela fosse, porém existem muitas possibilidades:
·       Entrar no site específico do podcast e ouvir diretamente pela internet clicando na barra de play do podcast:

·       Também é possível clicar em download ou baixar e ouvir onde quiser.

·       No site YOUTUNER existem uma infinidade de podcast brasileiros e lá basta escolher o seu pelo nome ou por um tema. Após a escolha clique no botão verde escrito BAIXAR.

·       Se você for usuário do iphone o itunes é o APP que você deve aprender a usar.
·       No android existem muitos APP que prometem facilitar sua vida, não vou indicar nenhum especificamente por não ter nenhum favorito.

OBS: Não aconselho tentar baixar via conexão 3G, pois os arquivos em geral são mais pesados do que o limite de download que as operadoras oferecem.


Postar um comentário

Blogger