Ads (728x90)

Atualmente com a explosão nos índices de sobrepeso e obesidade no país, mais do que nunca as pessoas vão em busca de pílulas que prometem emagrecimento rápido e efetivo. Nunca a indústria de suplementos faturou tanto com a criação dessas substâncias milagrosas. São os populares recursos ergogênicos.

Imagem de suplementos

Existe hoje no mercado um leque muito amplo de produtos que prometem otimizar a queima das gorduras. Mas será que eles são realmente efetivos? Ou exercem sobre nós um “efeito placebo”?

Você quer emagrecer com saúde e de uma forma segura? Sem ficar fazendo dietas restritivas e perigosas que existem aos montes por aí? O Emagreça de vez mostra como fazer. É a forma mais usada hoje para perder peso. 

A personal trainer Ana Lucia Borella (CREF 085480 G/SP) lista os mais utilizados atualmente:

CLA (ácido linoléico conjugado): comercialmente vendido também como “óleo de cártamo”.  Muitas hipóteses já foram levantadas sobre como age o CLA, entre elas a oxidação do tecido adiposo marrom, muito encontrado na região abdominal, por isso a fama de “queimador de barriga”, atribui-se também a melhora do perfil de colesterol e triglicérides. Porém não se chegou a uma conclusão sobre a eficácia do produto.

L- carnitina: esse suplemento é um dos mais antigos e utilizados no Brasil para emagrecer. Ficou proibido pela Anvisa durante um tempo mas agora a sua venda e utilização é totalmente liberada. A função da carnitina é transportar os ácidos graxos (que é a gordura quebrada em pedaços menores) para dentro da célula muscular e fazendo-os serem oxidados, ou seja, queimados. Com a suplementação de carnitina acredita-se que mais ácidos graxos possam entrar no músculo e mais queima de gordura ocorra. Porém na prática isso não ocorre, a premissa de “quanto mais melhor” nesse caso não é válida.

Cápsulas de cafeína: Atribui-se a cafeína propriedades de quebra/oxidação de gorduras e melhora da performance durante o exercício, contudo depende da sensibilidade de cada um. Não acredite que quanto mais tomar melhor, pois o uso exagerado faz com que se perca a sensibilidade e a cafeína passe a não fazer mais efeito algum.



Cápsulas de fibras: Muito encontrada as pílulas de quitosana, que provem da casca de crustáceos, como toda fibra tem propriedade de auxiliar na redução da absorção de gorduras junto a uma refeição. Portanto AUXILIAR no processo de emagrecimento.

Faseolamina: é uma substância encontrada no feijão branco que tem propriedades de reduzir UM POUCO a absorção dos carboidratos, associada a uma alimentação equilibrada.

Chá verde e casca de laranja amarga: tem propriedades termogênicas, com leve ação no aumento do metabolismo.

Cromo: esse mineral auxilia no controle de liberação da insulina no organismo. Sabendo-se que é fundamental controlar os níveis desse hormônio, pois a insulina tem o poder de estocar gorduras e evitar as que já estão armazenas de serem queimadas. Encontramos esse mineral em alguns alimentos como: mariscos, carnes, ovos, grãos integrais, espinafre e brócolis.
  
Existem alguns suplementos importados que têm sua venda proibida no Brasil, que possuem substâncias poderosas, capazes de aumentar o metabolismo. Porém muitos são adquiridos no “mercado negro” desconhecendo sua procedência. Além de tudo essas substâncias podem trazer reações sérias e perigosas como desordens hormonais e metabólicas.

Podemos concluir que não existe milagre e nem receita de bolo, é necessário que o indivíduo tenha uma alimentação equilibrada e que associe a prática de atividade física. Esse é o caminho para o emagrecimento saudável e duradouro. Lembre-se não adianta querer perder peso a todo custo, priorize a saúde sempre para que você possa desfrutar de muitos momentos que a vida lhe proporcionará.

Já emagreceu e agora quer ganhar massa muscular?

Postar um comentário

Blogger
  1. Rosana ,
    Eu não gosto muito de suplementos de dietas .
    Ainda acho que comer com equilíbrio é o melhor caminho.
    além disso tenho no meu cardápio de massagens , algumas técnicas que auxiliam
    no emagrecimento . Através do controle da ansiedade e outros estímulos .

    abs
    Kiko

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kiko! Como afirmei no post: não existe um milagre para emagrecer! O ideal para a saúde é a prática de atividade física e alimentação equilibrada (como você colocou)! Mas, existem pessoas que buscam meios para emagrecer mais rápido, por isso, faz-se importante um maior esclarecimento de algumas destas. Você está certo que um dos meios é o controle da ansiedade! Eu estou passando por esse processo de emagrecimento e sei o quanto isso é essencial, afinal, muitas vezes descontamos a nossa ansiedade com a comida. Por isso, é muito importante o EMAGRECER COM REEDUCAÇÃO ALIMENTAR! Um abraço e obrigado pelo comentário!!

      Excluir