Ads (728x90)

       Você já foi pegar uma panela, abriu o armário e quase todas as coisas que estavam juntas caíram? Estava com muita pressa para comer e não achava nada o que procurava? Saiba como tornar a sua vida mais fácil e rápida no momento de realizar tarefas na cozinha através de dicas simples a serem seguidas.

Você costuma ter dificuldade para encontrar alguns pertences? Já saiu atrasado porque não encontrava as chaves, a carteira ou o celular? Sente que usa sempre as mesmas roupas, apesar do armário parecer cheio delas? Tem a sensação de não ter espaço suficientes para guardar suas coisas? Às vezes encontra coisas que nem lembrava possuir? E mais importante: se incomoda com esta situação e gostaria de mudar? Aprenda com a Organização doméstica.

COZINHA


1 – ARMÁRIOS

        Separe o que mais usa daquelas coisas que só vão à mesa em ocasiões especiais, evitando o trabalho de tirar um monte de coisas para pegar o que está embaixo. Deixe numa prateleira ou gavetão de mais fácil acesso. Aquelas menos utilizadas podem ser colocadas em lugares mais altos ou no fundo.

2 - PANELAS

      Empilhe as panelas observando o tamanho e o modelo, dispondo as grandes embaixo e os menores em cima.
      As tampas podem ser colocadas em uma gaveta de fácil acesso ou agrupadas em pé ao lado das panelas.
        Faça uso de suportes e divisórias para melhor organização dos espaços.

3 - TALHERES

        Os talheres são utensílios muito utilizados na cozinha, por isso, devem estar sempre perto do fogão, de preferência em gaveteiros com divisórias adequadas para cada objeto.

4 – TEMPEROS

        Da mesma forma que os talheres, os temperos são essenciais na cozinha. Por isso, devem estar localizados estrategicamente perto do fogão, organizados em potes ou porta temperos.

5 – JOGO DE LOUÇAS

        Os pratos, copos e xícaras devem estar em locais no armário de fácil acesso, pois, são rotineiramente usados. Deixe aquelas que a família utiliza sempre na parte da frente e os “especiais” ou “para visitas” mais para o fundo. Suportes são bem práticos para quem possui pouco espaço porque aproveitam bem o local e deixam o ambiente arrumado.

Suportes para cozinha

        As peças de porcelanas exigem muito cuidados, pois, podem se riscar ou quebrar com facilidade, quando não manuseadas ou guardadas devidamente. Segue algumas dicas para proteger seu aparelho de jantar:
  • Lave com detergente e esponja macia para não riscar.
  • Empilhe em grupos com o mesmo tipo e tamanho, para evitar que um prato mais pesado fique em cima de um mais frágil e corra o risco de quebrar.
  • Coloque cortes de feltro entre as louças, dessa forma elas ficarão protegidas de riscos provocados pelo atrito entre uma peça e outra.

    Quer ganhar mais espeço e qualidade de vida? Você sabe como conquistar mais harmonia e equilíbrio com organização? Veja com a Organização doméstica

6 – POTES

        Você é como eu que adora um pote para guardar mantimentos na geladeira ou nos armários? Gosta de utilizá-los para diferentes fins na cozinha? Mas, saiba que os potes de plástico não são os mais adequados, por concentrarem muita gordura ou cheiro. Dê preferência aos potes de vidro, que desengorduram com um pouco de água quente e detergente e são mais higiênicos.
        Guarde-os em uma prateleira de fácil acesso no armário. Para não perderem as tampas com facilidade, coloque-as junto destampada. Da mesma forma que as panelas, empilhe observando o tamanho e o modelo, dispondo os grandes embaixo e os menores em cima.

7 – PIA

        O local da barra de sabão deve estar sempre seco. A palha de aço, depois de usada e enxaguada, deve ficar guardada ensaboada. Sabe aquele paninho da pia? Jamais o deixe todo dobrado. Ele precisa estar sempre estendido, o que evita que ele se torne local ideal para mais bactérias.
        Está com pressa para sair e não pode lavar a louça? Bateu aquela preguiça básica após comer? Limpe as sobras de comida dos pratos, talheres e panelas e coloque-os dentro da pia. Encha-os de água e detergente. Isso evita o mau cheiro no dia seguinte. Mas, se possível, não deixe a louça se acumular na pia.

8 – PANOS DE PRATO

        Sabem aqueles paninhos lindos, bordados, pintados, com rendas ou com crochês feitos de tecidos de algodão que você adora? O pano de prato é um item que faz parte do cotidiano da cozinha, por isso, ele deve ficar acessível para uso. Reserve um pano só para secar a louça e outro só para enxugar as mãos (não misture as duas coisas).

9 – DESPENSA

        Comece separando os itens por categoria. Por exemplo, use uma prateleira para massas e grãos, outra para ketchup, molho, extrato e outros produtos derivados do tomate e assim por diante.
        Junte itens pequenos como caixas de gelatina e mistura instantânea para pudins em uma caixa ou vasilha. É mais fácil encontra-los quando estão em um mesmo lugar.
        Coloque tudo em seus devidos lugares. Deixe os produtos procurados com mais frequência em uma prateleira que fique ao nível dos olhos e nas mais baixas, guarde materiais de papel (como guardanapos, por exemplo) e os produtos mais pesados como garrafas de refrigerante.
        Os produtos de limpeza devem ficar em um espaço separado dos alimentos e distantes do acesso de crianças.

10 – GELADEIRA

       Quando se trata de geladeira, todo cuidado é pouco para manter a saúde dos alimentos. Ela deve ser limpa toda semana com pano molhado e álcool e os mantimentos higienizados antes de serem guardados. Você pode evitar algum cheiro desagradável colocando um pedaço de carvão dentro dela.
        Coloque os alimentos que estragam facilmente perto do congelador e os que estragam menos facilmente distantes. Também, posicione os alimentos de modo que o ar frio possa circular em volta dele para completo resfriamento.
        Evite colocar alimentos ácidos (como limão) principalmente depois de partidos em contato direto com as paredes internas, pois, podem vir a manchar.

        Quer dar mais sabor ao seu dia a dia? No curso Cozinha para iniciantes aprenda a elaborar pratos nutritivos e saborosos através de receitas práticas e criativas, descubra o porquê, para muitas pessoas, cozinhar é uma paixão.


        A cozinha é um dos ambientes da casa que mais utilizamos, seja para dar uma “passadinha” em um café da manhã rápido ou fazendo aquele jantar inesquecível com a pessoa amada. Por isso, é muito mais prático e rápido se a deixarmos organizada. 

Está cheia de dívidas? Veja como sair dessa: Organização financeira

Postar um comentário

Blogger