Ads (728x90)

        
       Você é daquelas pessoas que vira e mexe está com dor de cabeça? Aquela dorzinha chata e persistente que não te deixa pensar e, pelo contrário, faz querer ficar quieta e deitada o tempo inteiro?

Mulher com dor de cabeça

        A Cefaleia, mais popularmente conhecida como dor de cabeça, é um dos problemas que mais levam as pessoas a busca pelo serviço médico. Ela pode ser causada desde um posição desconfortável ao dormir ou cansaço, até sintomas de graves problemas de saúde. Estima-se que o sexo feminino é o que mais sofre com dores de cabeça, com cerca de 76% das mulheres com esse problema pelo menos uma vez por mês.

        A dor de cabeça deve ser tratada sempre sobre prescrição médica. Porém, existem alguns “truques” que podem ajudar a diminuir a recorrência das dores ou a intensidade, pois, favorecem a reversão das mais diversas respostas físicas exibidas pelo corpo quando há situações gatilho para a dor. Esse post mostra algumas dessas maneiras:

        Sua Cefaleia está tornando você refém e lhe impedindo de viver o seu pleno potencial? Dicas e conselhos para um tratamento natural.

1 – REALIZAR ATIVIDADES FÍSICAS

        Estudos mostram que a atividade física rotineira ajuda no controle da dor porque melhora o funcionamento dos mecanismos internos da analgesia, além de ocasionar um relaxamento geral da musculatura e promover a sensação de bem-estar.

        É importante salientar que a atividade vale como uma prevenção e não como um remédio específico para aliviar a dor. Ela deve ser realizada sobre orientação de um profissional da área de educação física e vir acompanhada de uma dieta equilibrada para nutrir todas as necessidades do corpo.

        Os exercícios aeróbicos como a corrida leve, bicicleta ergométrica ou aparelho elíptico mostram benefícios por elevar consideravelmente a quantidade de oxigênio disponível para o cérebro e a musculatura, proporcionando mais tolerância à dor.
  • Corrida leve

O ritmo ditado nessa corrida que pode ser na esteira ou na rua vai depender da sua capacidade cardiorrespiratória. O importante é terminar a corrida com uma sensação de bem estar e não com a de ter exagerado na dose. Recomenda-se de 3 a 5 vezes por semana de 30 a 60 minutos.
  • Bicicleta ergométrica

Além de ser uma atividade divertida, pedalando regularmente você ajuda o seu coração a se tornar mais eficiente, bombeando melhor o sangue para todo o corpo. O tempo ideal seria de 30 a 60 minutos por dia de três a cinco vezes por semana.
  • Aparelho elíptico

É um aparelho para exercício cardiovascular, que mistura os movimentos da esteira e da bicicleta. Ele é indicado de três a cinco vezes por semana, de 30 a 60 minutos.


        Alongamentos na região do pescoço também são bem vindos antes das crises, pois, as tensão acumuladas nessas regiões podem causar dores de cabeça.
  • ·   Em pé ou sentada, mantenha as costas retas, puxe o pescoço para o lado direito com a mão, procurando manter os ombros alinhados. Em seguida, faça o mesmo com o lado esquerdo.
Alongamento pescoço 1

  • ·     Sentada ou em pé, mantenhas as costas eretas, puxe o pescoço com as duas mãos na parte posterior da cabeça, trazendo o queixo na direção do peito.

Alongamento pescoço 2


Você está cansada de viver com muitas dores? Dicas e conselhos para um tratamento natural.

2 – BEBER MUITA ÁGUA

        A água é indispensável para a vida humana porque é o elemento mais importante do corpo, o principal componente das células e um solvente biológico universal, por isso, todas as nossas reações químicas internas dependem dela. Ela representa quase 60% do nosso peso. Dessa forma, a desidratação pode ocasionar dores de cabeça.
        A ingestão diária recomendada de água deve ser pelo menos de nove copos para a mulher e treze copos para o homem. Se a pessoa tiver de ressaca ou vomitar, o cuidado deve ser ainda maior.

3 – EVITAR FICAR DE JEJUM

        O jejum é uma das principais fontes de cefaleias. Ficar sem comer pode gerar uma baixa no açúcar do sangue, produzindo substâncias que causam dor. O ideal é comer de 3 em 3 horas e de forma equilibrada.


4 – TER UMA BOA NOITE DE SONO

        
      Ter uma boa noite de sono serve para o corpo fazer reparos e rejuvenescer tudo o que foi perdido durante o dia, deixando o nosso organismo em equilíbrio. Dormir bem é essencial para a nossa saúde, aonde evitamos o cansaço, falta de concentração, depressão e ansiedade.
        Uma pessoa que dorme pouquíssimas horas por dia, acorda no meio da noite ou ronca são possíveis desencadeantes de dores de cabeça. Assim, se você possui problemas para dormir, é indicado procurar uma ajuda médica.
        Profissionais recomendam em torno de 7 a 9 horas por noite para adultos saudáveis.

5 – DESTINAR MOMENTOS PARA RELAXAR, SE DIVERTIR...

        A maioria das pessoas hoje vive contra o relógio: correria, estresse, preocupação excessiva, medos do futuro. Tudo isso faz com que o nosso corpo dispare seu sistema de defesa, como o da dor, o que pode ocasionar muitas crises de cefaleia.
        Por isso, destine momentos para relaxar, curtir o que você gosta... Pense que este é o melhor tratamento para doenças!


        Aconselhamento e prevenção são os melhores métodos para se lidar com dores de cabeça. Mas, lembre-se: essas são dicas de como evitar... Se você está em crise, atividade física por exemplo, piora a intensidade. Dessa forma, o ideal é procurar a ajuda médica; só ele poderá prescrever o melhor tratamento.

Postar um comentário

Blogger