Ads (728x90)

QUAL O MELHOR PARA EMAGRECER: MUSCULAÇÃO OU EXERCÍCIOS AERÓBIOS?


Mulher pegando peso


Sempre se acreditou que uma pessoa que desejasse emagrecer deveria apenas fazer exercícios de caráter aeróbio como caminhar, correr, pedalar, nadar e aquele que almejasse ganho de massa muscular frequentaria somente a sala de musculação.
Mas até que ponto esse paradigma é verdadeiro?
Bem vamos analisar o conceito de exercício aeróbio e treinamento de força (musculação).

Quer emagrecer com saúde e de uma forma segura, sem ficar fazendo dietas restritivas e perigosas que existem aos montes por aí? O guia definitivo

Exercícios aeróbios: o termo aeróbio significa “com a presença de oxigênio” partindo do princípio de que a gordura precisa da presença de grandes quantidades de oxigênio para ser queimada, criou-se a fama de que os exercícios aeróbios são os melhores para emagrecer. Realmente durante a prática desses exercícios a fonte PREDOMINANTEMENTE de energia é provinda das gorduras, mas pode haver outras fontes envolvidas como o glicogênio (representado pelo carboidrato estocado nos músculos e fígado) e em menor escala as proteínas. A velocidade que a queima dessa gordura vai ocorrer depende da condição fisiológica de cada indivíduo, novamente a individualidade prevalece. Os exercícios aeróbios aperfeiçoam a capacidade cardiorrespiratória, fortalecem o coração, melhoram a oxigenação dos tecidos e a circulação sanguínea.

        Está cansada de se frustrar buscando meios milagrosos de emagrecimento? O livro Emagrecer de vez contém todo o conhecimento considerado básico e necessário para que você tome controle sobre sua forma física e atinja, de uma vez por todas, o seu objetivo de emagrecimento e boa forma, esbanjando saúde, felicidade e disposição.  


Treinamento de força: a musculação compõe-se de exercícios de caráter anaeróbio, ou seja, “sem a presença de oxigênio”, por isso considerado não eficaz para a perda de gordura. De fato durante a pratica da musculação o principal substrato utilizado é o glicogênio, e em situações de má nutrição proteínas contrateis (musculares) podem estar envolvidas na geração de energia. Entretanto existe um fator muito importante que deve ser levado em consideração que é o chamado EPOC (excess post excersise oxygen consumption" traduzindo “Consumo excessivo de oxigênio pós exercício”). O treinamento de força tem o poder de aumentar o EPOC por horas, variando de 6 até 72 horas, dependendo da condição física de cada indivíduo, o que significa que a capacidade de queima de gordura durante o repouso é aumentada. A musculação tem como consequência o aumento de força dos músculos, fortalecimento das articulações e ligamentos e melhoria de todo aparelho locomotor.

O ser humano já usa a gordura como fonte predominante de geração de energia em repouso, porém a velocidade em que essa gordura é queimada é muito lenta. Por isso que a aceleração do metabolismo, através do EPOC, proporcionado pela musculação é uma ferramenta muito importante para o processo de emagrecimento.

Não sabe como começar uma dieta? Aprenda a começar com o pé direito...

Outro fator importante que deve ser considerado dentro do treinamento de força é que o mesmo proporciona aumento do tecido muscular, o músculo por sua vez é uma usina de energia ativa 24 horas por dia, ou seja, quanto maior a massa muscular do indivíduo mais calorias ele vai gastar, mesmo que ele fique o dia inteiro deitado dormindo, o corpo continua trabalhando a todo vapor para manter esse músculo ativo, diferente da gordura que é um tecido que gasta pouquíssima energia para se manter vivo.

Com base nisso podemos concluir que para um processo de emagrecimento eficiente e duradoura a musculação é um grande aliado. A OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda a pratica de atividade física cinco vezes na semana, sendo dois dias mínimo de exercícios de força. A junção dos exercícios aeróbios com a musculação seria a combinação ideal para o emagrecimento, além de permitir que o corpo seja trabalhado na sua totalidade.


Você vive no chamado efeito sanfona de emagrecer e engordar rapidamente? Veja como Emagrecer de vez.

Postar um comentário

Blogger