Ads (728x90)

Se sua intenção é se tornar uma funcionária pública de carreira, porém tem tido muita dificuldade em passar nas provas de conhecimentos, talvez este artigo possa te ajudar.

É muito comum estar ansiosa antes das provas, contudo a ansiedade é uma grande vilã nestes casos, ela é a responsável pelos chamados "brancos" e outros problemas. As dicas e técnicas que irei ensinar aqui te ajudarão a se sentir menos nervosa e de quebra melhorar a sua concentração, não vão fazer milagre se não tiver estudado, porém ajudam a melhorar o seu desempenho e consequentemente a sua nota.

PROVA CONCURSO

ESQUEÇA O RELÓGIO EM CASA

Em todas as dicas para concurso que se vê em revistas, jornais, livros e até mesmo na TV dizem que é necessário levar um relógio para calcular o tempo gasto em cada questão, isso tira a sua concentração na prova (que precisa ser 100%) e aumenta a sua ansiedade e o desejo de ir embora.

O relógio só é útil quando você está aprendendo a fazer concursos, depois de algumas provas você já pega o ritmo de responder as questões e não precisa desse inimigo de concurseira. 

Ao invés disso, peça para o monitor de avisar quando estiver faltando 30 minutos para o final das provas e tome estes últimos momentos para passar as respostas para o gabarito.

TIRE O DIA PARA O CONCURSO

No dia do concurso não marque mais nada, cancele os seus compromissos, peça folga para o seu patrão, dê um bolo no namorado e em todo mundo.  Ter outros compromissos vai fazer você pensar que não vai dar tempo para fazer tudo no mesmo dia, o resultado é que se corre para responder as perguntas e faz tudo mal feito por que se está ansiosa para terminar.

VÁ SOZINHA

É comum as pessoas pedirem para o pai, mãe, namorado ou sabe Deus quem leva-las ao local da prova. Também é comum que no caminho elas se atrasem e discutam por qualquer motivo e a candidata chegue nervosa para fazer a prova.

Também é um problema deixar a outra pessoa esperando do lado de fora, o pensamento fica em torno de “será que o meu namorado está bem lá fora? ”. Já ouvi muitas candidatas dizendo que fez a prova correndo por que o pai estava esperando no carro.

APRENDA O CAMINHO UM DIA ANTES

Vá um dia ou uns dias antes no local da prova, mesmo que você já tenha ido lá, mas faz um tempo que não vai. Isso ajuda a não se perder no caminho (no dia da prova) o que evita dar de cara com o portão fechado ou chegar nervosa e agitada na hora do concurso.

CHEGUE ANTES

Essa dica vem junto com a carta que avisa o local da prova, mas vale lembrar. Chegar antes te ajudar a relaxar uns instantes e se ambientar com o local.

OUÇA MUSICA PELO CAMINHO

Isso sim é fenomenal, mas não ouça essas músicas para relaxar (elas acabam irritando mais) ouça as músicas que você gosta (no meu caso Punk Rock!), mas tenho um áudio subliminar que tem me trazido bons resultados. Pretendo posta-lo em breve.

NÃO LEIA MAIS NADA NO DIA

Fico sempre feliz em ver outros candidatos na sala lendo apostilas, por que eu sei que isso desgasta a atenção, para quem não sabe a nossa concentração consegue se manter fixa por 50 minutos (o tempo de uma aula ou de uma sessão de psicoterapia) após isso é necessário relaxar um pouco para voltar ao trabalho. Agora se você gastou a sua concentração estudando no último minuto vai ter menos para a prova.

NÃO SE LIMITE AOS CONCURSOS

De maneira geral, toda concurseira faz de passar em um concurso a meta da sua vida, isso é um grande erro, pois acaba gerando muita expectativa e ansiedade a cada prova realizada.

O seu verdadeiro objetivo provavelmente é ter uma forma de ganhar dinheiro (de preferência muito!!!) que seja duradoura e segura certo? Apenas uma pequena parcela da população brasileira trabalha no setor público, a maioria vive muito bem de outros modos como trabalhando no setor privado, em ONGs ou ainda possuem o seu próprio negócio. 

Trabalhe estas outras hipóteses (entregue currículos, pesquise sobre empreendedorismos) e vai ficar mais calma na hora da prova e vai conseguir melhores resultados.

Postar um comentário

Blogger