Ads (728x90)

        No mês de outubro aconteceu o movimento de conscientização do OUTUBRO ROSA. Ele surgiu para conscientizar nós mulheres sobre a importância da prevenção contra o câncer de mama. Agora vem o NOVEMBRO AZUL que é uma ação de conscientização com grande divulgação na mídia brasileira para conscientizar os homens na prevenção e tratamento do câncer de próstata.


LAÇO AZUL


SAIBA MAIS SOBRE: OUTUBRO ROSA – 6 MANEIRAS EFICAZES PARA PREVENIR O CÂNCER DE MAMA

A campanha promove uma grande iluminação na cor azul em pontos turísticos e também é apoiada por grandes artistas, como no OUTUBRO ROSA. O movimento também é composto por cartazes em estádios, corridas e em autódromos, além de grandes palestras para informar sobre o Câncer de próstata.

COMO SURGIU NOVEMBRO AZUL

Daí você deve estar se perguntando? Por que que um blog voltado para o público feminino está falando sobre isso? Porque o câncer de próstata é a segunda principal causa de morte em homens e, a maioria dos homens possuem um certo preconceito sobre o assunto ou não se preocupam em consultar esporadicamente um médico. Por isso, nós mulheres antenadas e que amamos os nossos companheiros ou/e familiares podemos ajudar com a prevenção da saúde deles aprendendo algumas dicas importantes para poder ensiná-los ou convide-o para leitura desse artigo.

CÂNCER DE PRÓSTATA

A causa do câncer de próstata ainda é desconhecida, mas é provável que seja uma mistura complexa de vários fatores, incluindo genética, raça, dieta, estilo de vida e exposição a produtos químicos.
Ele se torna mais comum com a idade. É muito raro em homens com menos de 45 anos de idade. Estudos de autópsia tem encontrado câncer na próstata em cerca de 30% dos homens na faixa dos 50 e mais de 80% dos homens em seus 70.
O histórico familiar também é importante. Se um pai ou irmão tinham câncer de próstata o risco é duas vezes maior. Se dois parentes próximos tiveram o problema o risco é aumentado 5 vezes.
Embora não possamos mudar nossos genes ou evitar o envelhecimento, há algumas coisas que podemos fazer com o estilo de vida e suplementos nutricionais que podem ajudar a diminuir o risco de câncer de próstata:

1. SE LIVRAR DA GORDURA DA BARRIGA

A gordura visceral, que é a gordura dentro do abdômen é metabolicamente ruim. Ela produz substâncias inflamatórias e altera índices hormonais de forma a aumentar o risco de muitos tipos de câncer, incluindo câncer de próstata.
Mesmo se não diminuir o peso total, mudando a gordura da barriga para gordura subcutânea é muito menos perigoso e pode reduzir os riscos para a saúde.
Seguir uma dieta de baixo índice glicêmico e manutenção de altos níveis de atividade física podem reduzir a gordura visceral.

2. COMER VEGETAIS

Há boas razões para se comer mais brócolis: os homens que comeram um dos vegetais crucíferos, que também inclui a couve-flor e couve, mais de uma vez por semana tinham 40% menos probabilidade de desenvolver câncer de próstata.
Isto pode estar relacionado com um produto químico, indol-3-carbinol, que têm efeitos sobre o metabolismo hormonal. Este mesmo produto químico tem sido associado a um risco menor de câncer da mama.

3. INGERIR MAIS PRODUTOS FEITO COM TOMATE

As dietas ricas em produtos de tomate têm sido associadas a um risco reduzido de câncer de próstata. Isto pode estar relacionado com o licopeno antioxidante, embora ainda seja incerto.

 4. SER ATIVO FREQUENTEMENTE

Estudos têm demonstrado que os homens que praticam sexo e ejaculam mais frequentemente podem ter um menor risco de câncer de próstata.

5. SUPLEMENTAR COM VITAMINA D

A deficiência de vitamina D está cada vez mais ligada a inúmeros problemas de saúde, incluindo doenças cardiovasculares, hipertensão, demência, perda óssea e vários tipos de câncer.

6. AUMENTAR O ÔMEGA 3

Peixes, óleos que são ricos em ômega 3 e ácidos graxos polisaturados têm inúmeros benefícios à saúde. Eles podem reduzir a inflamação e diminuir o risco de vários tipos de câncer.
Em algumas pesquisas, as dietas ricas em Ômega 3 resultaram em uma redução de 63% no risco de câncer da próstata agressivo.
  

7. EVITE CERTOS SUPLEMENTOS

Alguns suplementos podem aumentar o risco. Vitamina E, selênio é muitas vezes apontado como redução do risco de próstata. No entanto, os dados sobre isso são contraditórios.
Um estudo, em 2008, não encontrou nenhum benefício e observaram que altos níveis de selênio podem piorar o câncer de próstata, uma vez que já se espalhou.
Suplementos de ácido fólico têm sido associados a um aumento do risco de câncer da próstata. Homens que tomaram 1 mg de ácido fólico por dia foram encontrados dados que aumentaram em até três vezes o risco de câncer de próstata.
Pelo contrário, as dietas com alto teor de fontes naturais de folato (o qual é tratado de forma ligeiramente diferente pelo organismo do que os suplementos de ácido fólico) foram observados redução do índice do cancro da próstata.

8. TER UMA DIETA SAUDÁVEL

Aumento do risco de câncer de próstata tem sido associado com dietas que são ricos em gorduras saturadas, particularmente os de carnes vermelhas.
Limitar o consumo de carne vermelha, mantendo uma alta ingestão de frutas e vegetais e limitar a ingestão de álcool tem sido associado com o risco de câncer de próstata diminuído.
Ter um peso adequado é muito importante, a obesidade aumenta o risco para vários tipos de câncer maligno e benigno e outras doenças, por isso muitas pessoas que estão acima do peso utilizam-se de recursos como dieta detox para emagrecer e para resultado em longo prazo a reeducação alimentar.

9. NÍVEIS MAIS BAIXOS DE DHT

Crescer células da próstata em resposta à hormona Di-hidrotestosterona. A produção deste hormônio testosterona pode ser bloqueada com medicamentos de prescrição, como a finasterida ou dutasterida, ou com o suplemento.
Estudos dos medicamentos prescritos têm demonstrado uma diminuição de aproximadamente 25% na incidência global de cancro da próstata em homens que tomam a medicação.
No entanto, os cânceres que ocorreram foram mais propensos a ter uma forma mais agressiva da doença. Redução dos níveis de DHT também pode ter alguns efeitos leves no desejo sexual e desempenho.
Ainda assim, diminuindo DHT é o meio mais eficaz para reduzir o número total de cânceres de próstata e foi recomendado pela Associação Americana de Urologia e da Sociedade Americana de Oncologia Clínica.


Agora que você já aprendeu algumas dicas sobre a prevenção do câncer de próstata, passe para frente essa ideia... Vamos colaborar ensinando os nossos companheiros, pais, amigos, etc.

Artigo escrito em parceria com a professora Rosi Feliciano do Dieta Blog. Obrigada mais uma vez! E todas apoiando a prevenção!

Postar um comentário

Blogger
  1. Novembro Azul é uma campanha importante de conscientização do câncer de próstata. Parabéns pela sua atitude em mostrar um pouco sobre essa causa.

    ResponderExcluir