Ads (728x90)

  
        Nariz escorrendo, tosse, aquela dorzinha de cabeça e no corpo... Esses tão indesejáveis sintomas costumam aparecer com maior frequência nos meses de junho, julho, agosto e setembro que é temporada de gripes e resfriados, pois, além do tempo mais frio, é época de ar seco, o que faz a transmissão de vírus e bactérias ficar maior.
        Nesse artigo você conhecerá algumas dicas que podem te ajudar a recuperar mais rapidamente de uma gripe ou resfriado.

MULHER RESFRIADA

COMO POSSO SABER SE TENHO ALGUM DESSES PROBLEMAS?

A gripe e o resfriado podem causar muitos dos mesmos sintomas. Mas um resfriado é geralmente leve, enquanto a gripe tende a ser mais intensa.
Um resfriado muitas vezes começa com A sensação de cansaço, espirros, tosse e coriza. Você dificilmente tem uma febre e, quando tem, é sempre febre baixa: apenas um ou dois graus a mais do que o normal.
Você também pode ter dores musculares, rouquidão ou dor de garganta, olhos lacrimejantes e dor de cabeça.
A gripe começa de repente e bate forte. Você provavelmente vai se sentir fraco e cansado, tem febre, tosse seca, coriza, calafrios, dores musculares, dores de cabeça, dor nos olhos e dor de garganta.

O QUE PROVOCA GRIPES E RESFRIADOS?

Ambos são provocados pelos vírus da Influenza. Mais de 100 diferentes tipos de vírus podem causar resfriados. Existem muitos outros vírus que podem causar gripe. Atualmente existe uma vacina (que é importante tomar) para a gripe que previne de 70 a 90% dos vírus.
Crianças, idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas ou imunodeficiências são mais suscetíveis a ficar doentes.
Eles são transmitidos por meio de partículas aéreas através da tosse e do espirro. Dessa forma, é uma doença altamente transmissível.

O QUE POSSO FAZER PARA ME SENTIR MELHOR?

Infelizmente, não existe nenhuma cura para tais problemas. Os antibióticos não matam o vírus. Tudo o que você pode fazer para se sentir melhor é tratar os sintomas, enquanto o corpo luta contra o vírus.

MANEIRAS DE TRATAR OS SINTOMAS DE RESFRIADO OU GRIPE:

Muitas pessoas não sabem, mas é preciso cuidar da gripe nas primeiras horas em que ela se instala. E, muitas soluções caseiras podem ajudar a minimizar os sintomas.
ALIMENTOS PARA COMBATER RESFRIADOS E GRIPES
Quanto antes você agir, mais rápido você vai se recuperar, por isso invista em bons remédios caseiros para gripe e resfriado e cuidados de saúde. Além disso:
- De preferência fique em casa e descanse, especialmente se você apresentar febre.
- Se é fumante, pare de fumar e evite o fumo passivo de pessoas que fumam em torno de você, porque pode agravar os sintomas do resfriado, pois ataca as vias aéreas.
- Beba bastante líquidos como água, sucos de frutas e também consuma sopas claras. Os líquidos ajudam a soltar muco e hidratar o corpo, porque a febre pode causar perda de líquidos pelo seu corpo o que ocasiona em desidratação.
- Utilize gargarejo com água salgada para aliviar uma dor de garganta. Os sprays de garganta e pastilhas também podem ajudar a aliviar a dor.
- Use uma solução salina (como o soro) no nariz para ajudar a soltar o muco e umedecer a pele macia em seu nariz. 

DEVO PROCURAR UM MÉDICO?

A gripe e o resfriado costumam ir melhorando no decorrer dos dias, porém, se você tiver qualquer um dos sintomas descritos abaixo, contate o seu médico o mais rápido possível.
Os sintomas de emergência durante um resfriado ou gripe são:
Em crianças:
·         Febre alta ou prolongada acima 38º C.
·         Falta de ar ou respiração rápida.
·         Tosse continua.
·         Não beber bastante líquidos.
·         Muita dor de ouvido.
·         Alteração do estado mental, e também irritabilidade ou convulsões.
Adultos:
·         Febre alta ou prolongada acima de 38º C.
·         Falta de ar ou uma sensação de "falta de ar”, dor ou pressão no peito.
·         Desmaio ou sentir que você está prestes a desmaiar.
·         Confusão ou desorientação.
·         Vômitos graves ou persistentes.
·         Muita dor de cabeça.
·         Rouquidão, dor de garganta ou uma tosse que não vai embora.


DEVO TOMAR MEDICAÇÃO PARA UM RESFRIADO OU A GRIPE?

Não existe remédio que pode curar um resfriado ou gripe. No entanto, alguns medicamentos podem ajudar a aliviar alguns dos sintomas do resfriado ou gripe.

Atenção: Verifique com seu médico antes de tomar qualquer medicamento para aliviar os sintomas ou dar para seus filhos.

E sobre os medicamentos prescritos para a gripe?
Alguns medicamentos que são prescritos podem aliviar os sintomas da gripe.
Estes medicamentos podem ajudar a diminuir a gravidade dos sintomas, se você começar a tomar logo depois que você começa a se sentir doente.
Estes medicamentos vêm na forma de comprimidos ou inaladores. Tipo inalado pode causar problemas para algumas pessoas com asma ou doença pulmonar obstrutiva crônica, DPOC.
Os remédios que os médicos costumam prescrever são analgésicos para aliviar as dores e reduzir a febre. Exemplos: paracetamol, aspirina, ibuprofeno, cetoprofeno e naproxeno.
Cuidado: Crianças e adolescentes não devem tomar aspirina.

        A gripe e o resfriado fazem a gente se sentir mal! No inverno a manifestação se torna maior. Por isso, é essencial manter o hábito de lavar as mãos e evitar locais com muita aglomeração de pessoas e, principalmente, sem circulação de ar. Existem formas de minimizar os sintomas, mas, é sempre bom procurar orientação médica, sobretudo se apresentar febre.


Artigo escrito em parceria com a Rosi Feliciano do Beleza Blog. Muito obrigada!

Postar um comentário

Blogger
  1. Artigo muito profissional, essas dicas são muito bem vindas nessa época de inverno. Prof Rosi Feliciano https://beleza.blog.br/

    ResponderExcluir