Ads (728x90)



TERRA DE SOL, BELAS PRAIAS E DUNAS


         Sempre vi e ouvi muita gente falando sobre Natal, mas, sendo bem sincera, esse lugar nunca foi uma das primeiras escolhas da minha lista de viagens. Por mera ocasião da vida, fomos passar uma semana nesta cidade e eu acabei mudando minha opinião sobre ela! Nesse lugar você vivencia belas paisagens da natureza!
        Natal é a capital do Rio Grande do Norte, estado que fica na região Nordeste do nosso Brasil. Fundada em 1599, às margens do Rio Potengi (principal rio da região), o município é cercado pelo Parque Estadual das Dunas. Local de belas praias, sol a maior parte do ano, dunas que engrandecem o visual, local que abriga o maior cajueiro do mundo e uma culinária saborosíssima fazem de Natal uma ótima opção para a sua viagem.

VIA COSTEIRA

A CIDADE E HOSPEDAGEM

        Como outras capitais do Brasil, Natal é uma cidade grande. Ela possui uma vasta rede hoteleira, comércio, shopping, restaurantes e diversos tipos de moradias. A cidade é bem movimentada!
Seu clima é o tropical úmido, com altas temperaturas a maior parte do ano e ventos que ajudam a minimizar um pouco o calor. O sol brilha logo cedo e se põe também cedo.
O aeroporto internacional Aluízio Alves fica no município de São Gonçalo do Amarante, que fica a 24 quilômetros do Centro de Natal.
Com muitas possibilidades de hospedagem, estávamos indecisos de onde ficaríamos. Após pesquisas e indicação escolhemos o SERHS Natal Grand Hotel. Ele situa-se na via Costeira de Natal, entre as praias de Ponta Negra e Areia Preta. O hotel é belíssimo! Possui um design moderno e decoração requintada!

SERHS NATALO SERHS possui uma vasta área com piscinas de frente para o mar, sendo uma aquecida. Também, conta com um bar molhado, kids club, sports center e spa.
A praia do hotel era bonita, porém, pegamos um mar bem agitado.
Havíamos reservado o quarto mais simples, mas, ganhamos um upgrade de quarto (porque fizemos a reserva direto com o hotel), ficando então no Suíte Júnior Vista para o mar. Ele tinha uma grande varanda com vista para o Morro do Careca (um dos principais pontos turísticos de Natal), com dois ambientes distintos (quarto e sala de estar), cada um com banheiro individual.
Fizemos a reserva de meia pensão com café da manhã e jantar, visto que passávamos o dia fora do hotel. A culinária era muito boa!
Apesar de não ficar no point da cidade que é a Praia de Ponta Negra, nosso hotel ficava bem pertinho de tudo.

GASTRONOMIA

        Como uma bela cidade praiana, a culinária de Natal está baseada em peixes e frutos do mar como o camarão e a lagosta. Por sinal fomos visitar o tão aclamado restaurante “Camarões” e valeu muito a pena, pois, os pratos são saborosos e o preço é justo.
PRATO COM CAMARÃO

Além disso, existe a paçoca que, diferentemente da que conhecemos (doce de amendoim), lá é uma farofa de carne de sol. E a tapioca que é servida tanto com doces, como com salgados.
O Mungunzá é o que chamamos em São Paulo de canjica que é o doce de milho cozido com leite e a Canjica é o nosso curau (doce de milho ralado em palha).
O Baião de dois é o feijão cozido com o arroz e temperados com carne de sol e queijo coalho.
Para quem deseja experimentar a culinária local é legal ir no “Tábua de carne” e no “Âncora caipira”, restaurantes que servem os deliciosos pratos nordestinos.

AS PRAIAS E PASSEIOS

Litoral sul
        Natal é marcado por belas praias e as dunas de areias. O primeiro passeio que fizemos foi sentido o litoral sul que envolve as seguintes praias: praia do Cotovelo, Pirangi do Norte e Pirangi do Sul, Búzios, Tabatinga, Camurupim, Lagoa de Arituba, Barreta, Malembá, Tibau do Sul (realiza-se a travessia de balsa), Cacimbinhas, Baía dos Gofinhos e a encantadora praia de Pipa.
        Tanto para o litoral sul, como para o norte contratamos um bugueiro chamado Marcilio Buggy. Havia visto comentários muito bons dele na internet, então, resolvi contrata-lo e super indico. Ele foi pontual, o passeio demorou mais que o tempo contratado, pois, ele foi nos levando pelos lugares com muita simpatia e profissionalismo, explicando sobre coisas históricas ou curiosidades e tirando belas fotos.
        Pelo litoral sul iniciamos o passeio pelo Centro de Cultura Espacial onde podemos ver alguns aviões, fotos e artefatos que contam a história do primeiro centro de lançamento de foguetes. Ele fica perto da Base da Aeronáutica Barreira do Inferno, que foi a primeira base área de foguetes da América do Sul.
O MAIOR CAJUEIRO DO MUNDO
        Em Pirangi do Sul encontramos o maior cajueiro do mundo, com cerca de 8500 metros quadrados de copa. Lá possui um mirante para visualizarmos sua imensidão e tirarmos belas fotos.
      Na praia de Tabatinga conhecemos as belas paisagens do Mirante para Golfinhos. Na lagoa de Arituba podemos nadar em uma água bem refrescante e o local possui infraestrutura para receber turistas. Lá você pode fazer passeio de caiaque e pedalinho.
        Almoçamos na praia de Pipa que fica em Tibau do Sul. O local é cheio de pequenos e pitorescos comércios que fazem dele um espaço bem encantador. De lá pegamos uma lancha até a Baía dos Golfinhos (passeio pago a parte) e tivemos a oportunidade de ver esses seres tão belos da natureza. Na volta passamos por belas dunas e praias para tirarmos lindas fotos.

PRAIA LITORAL SUL

DUNAS LITORAL SUL


Litoral norte

        O segundo passeio foi sentido o litoral norte pelas praias de: Redinha, Santa Rita, Genipabu, Barra do Rio, Graçandu, Pitangui, Jacumã, Porto Mirim e Muriú. Neste passeio visitamos 4 dunas (Genipabu, Pitangui, Dourada e Jacumã) e 3 lagoas (Genipabu, Pitangui e Jacumã).
        O primeiro ponto do passeio foi no Aquário de Natal que fica na praia de Redinha. O aquário com entrada de 30 reais pago a parte tem diversos tipos de peixe, tubarões (em um você pode até tocar) e pinguins. É bem legal para quem gosta de conhecer um pouco a vida marinha!
PRAIA GENIPABU      As dunas de Genipabu, o ponto turístico mais falado da região, é composto por uma grande complexo de dunas, uma praia, uma lagoa e uma área de proteção ambiental.  O local é belíssimo! É lá que fizemos o tão conhecido passeio com os dromedários e se você quiser, ainda tem a possibilidade de locar as roupas típicas árabes que podem completar o visual e garantir fotos bem bacanas. Neste local também tiramos fotos bem divertidas que exploram a figura / fundo do ambiente.
PASSEIO DROMEDÁRIOS

       Passeamos de buggy pelas dunas douradas. Lá as areias são de uma cor que encantam os olhos. Para poder ir até lá o turista tem que pagar uma taxa de R$10,00.
        Nas dunas de Jacumã fizemos o passeio do aerobunda, que consiste em uma espécie de tirolesa que desce a duna e cai no lago. Também, tem disponível no local o skibunda onde você desce a duna sobre uma prancha ou lona.
       Na praia de Pitangui aproveitamos em um bar chamado “Caipirinha do Salu” deliciosas caipirinhas com frutas frescas, espetinhos e a lagoa com águas mornas com rede para deitar que fica em frente a ele.
       Já na lagoa desfrutamos de uma refeição bem gostosa, pois, ela possui uma infraestrutura com quiosques para receber turistas.
     No percurso por todos esses lugares passamos por praias lindas que garantiram momentos marcantes para toda a vida.


Maracajaú
        O terceiro passeio foi para a cidade de Maracajaú porque queríamos realizar mais um mergulho em piscinas naturais. Contratamos o passeio Maracajaú + Manoa Park com a empresa Marazul.
Maracajaú fica em Maxaranguape, a cerca de 60km de Natal. A praia é considerada o “caribe” do Rio Grande do Norte com sua água verde cristalina. Ela possui dunas, lagoas e parrachos que formam as piscinas naturais.
MARACAJAÚ
Para ser sincera não gostamos muito do Manoa Park porque fomos eu e meu marido e o parque é mais voltado para o público infantil devido as piscinas serem bem rasas e os brinquedos adaptados para as crianças. Acredito que quem tem filhos possa aproveitar melhor!
Esse local oferece passeios de quadriciclo, cavalo e Buggy. Fizemos o passeio de quadriciclo que foi bem legal! O passeio que é pago a parte, fizemos com uma guia que guiou uma turma para dar uma volta de 30 minutos por entre as dunas do lugar. Antes do passeio eles fazem um treino para aprender a pilotar o veículo motorizado.
PISCINAS NATURAIS MARACAJAÚAlém desse também fizemos (pago a parte) o esperado mergulho nas piscinas naturais com a empresa Maracajaú Diver. Pegamos uma lancha na praia que nos levou até alto-mar em uma plataforma de apoio. Lá você pode realizar o Snorkeling que, com máscara e tubo respirador observar a beleza marinha do lugar e o margulho com cilindro (que foi o que fizemos), aonde fomos guiados por um instrutor por um percurso embaixo d’água em um grande contato com o ambiente marinho. As fotos que eles vendem a parte ficaram como uma bela lembrança!

Outros passeios...
        De lá também saiam passeios para: Galinhos, João Pessoa, Perobas e Baía Formosa. Outra opção para “turistar” era o Forró com Turista, que é feito no centro de turismo localizado no bairro de Petrópolis (o prédio funcionou como presídio da cidade) em todas as quintas-feiras com um bom xaxado, xote e baião.  

Enfim, como relatei no início do post, Natal me surpreendeu para melhor! Acho que é um lugar que deve ser colocado na sua lista de viagens...


Postar um comentário

Blogger