Ads (728x90)


O QUE É? CAUSAS E PREVENÇÃO


         Você já deve ter escutado falar do colesterol, não é?! Ele geralmente é associado a coisas ruins referente a nossa saúde. Mas, você sabia que ele não é tão vilão assim!
        O colesterol é uma substância muito importante para o corpo humano. Ao contrário do que é popularmente conhecido ele não é uma gordura, mas sim um álcool policíclico de cadeia longa (encontrado nas membranas celulares) que exerce inúmeros papéis no funcionamento do organismo humano, dentre eles podemos citar: responsável pela produção das membranas das células dos tecidos e dos órgãos do corpo; é um elemento ativo na produção da vitamina D (uma das essenciais para o corpo), participa da produção de determinados hormônios sexuais como a testosterona e fabrica ácidos biliares que auxiliam na digestão das gorduras.
Uma parte dele é produzido pelo fígado e a outra advém dos alimentos que ingerimos, principalmente os de origem animal, como carnes e leites. Ele circula no organismo por meio do sangue usando lipoproteínas como as triglicérides.

O QUE É? CAUSAS E PREVENÇÃO

Existem dois tipos de colesterol: o LDL e o HDL.
O problema com o colesterol surge quando os níveis ficam acima dos limites permitidos para o LDL.
        Mas, o que são esses tais LDL e HDL?

LDL E HDL

        O LDL (Low-density lipoprotein) é popularmente conhecido como o mau colesterol. Ele é de baixa densidade, formado apenas de gordura e proteínas. Quando em excesso na corrente sanguínea costuma fechar as artérias, entupindo-as, o que provoca problemas graves de saúde como problemas circulatórios e ataque cardíaco.
        Seus efeitos nocivos são silenciosos no corpo humano. Você só saberá se possui um alto teor de colesterol se fizer um exame de sangue. O nível considerado normal em indivíduos com baixo risco é de menos 100 mg/dl e 70 mg/dl para pessoas de alto risco.
        Embora esse problema possa surgir em qualquer idade ou sexo, existem alguns fatores que são considerados de risco, como por exemplo: mulher em período de menopausa, pessoa com histórico familiar com problema de colesterol, obesidade, diabetes, indivíduo que não pratica nenhuma atividade física ou que possui uma má alimentação.
        Já o HDL (High-density lipoprotein) é popularmente conhecido como o colesterol bom, pois, transporta até o fígado o excesso de colesterol LDL que está nas artérias; no órgão ele é processado e passado pelo corpo. O HDL tem alta densidade e funciona como um aspirador. Os níveis considerados ideais são os acima de 40 mg/dl.

CAUSAS

Como dito anteriormente, uma parte do Colesterol é produzido pelo fígado e a outra advém dos alimentos que ingerimos (30%). O que é produzido pelo fígado geralmente advém da genética.

PREVENÇÃO

A maneira mais segura de equilibrar os índices de Colesterol é adotar uma vida mais saudável, com alimentação adequada e a pratica de atividades físicas.

Quer um método efetivo e saudável para dar um fim no excesso de gordura abdominal e de quebra blindar o seu corpo contra doenças crônicas? QUEIMA DE GORDURA ABDOMINAL

Existem alimentos que ajudam a elevar os níveis e outros que ajudam a controlar, vamos conhecer um pouco sobre eles:

ALIMENTOS QUE PODEM AUMENTAR O COLESTEROL:
        Todo tipo de alimento composto por gordura de origem animal deve ser ingerido com moderação, como por exemplo, carne vermelha. Se for utilizar na sua alimentação dê preferência as com pouca gordura e de forma assada (nunca frita). O leite integral pode ser substituído pelo desnatado, assim como queijos amarelos, por brancos. A gema do ovo também deve ser consumida com moderação.
        Você deve ter cuidado também com alguns alimentos de origem vegetal como a margarina.
        Os alimentos industrializados possuem alto teor de gordura, por isso, ingeri-los deve ser com bastante cautela. Chocolates, linguiças, salgadinhos, biscoitos são gostosos mas, são vilões em gorduras.

ALIMENTOS RECOMENDADOS PARA CONTROLE:
        Manter uma alimentação equilibrada e rica em frutas, verduras e grãos integrais são a chave do sucesso para o controle dos níveis de colesterol.

        Você poderá gostar de: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: UMA VIDA MAIS BELA E COLORIDA!

        As frutas são ricas em fibras e frutose (que é o açúcar da fruta). Além de dar a sensação de saciedade, elas tiram aquela vontadezinha de comer algo açucarado. Frutas ajudam a reduzir os níveis no sangue.
        Os legumes são ricos em fibras, proteínas e vitaminas que ajudam a manter o corpo equilibrado. Dê preferência em consumi-los cru ou no vapor.
        Os cereais integrais, como a farinha, aveia e centeio são reguladores dos níveis de colesterol. A aveia é auxiliar da absorção das gorduras consumidas.
        Além desses, o ômega 3 encontrados em peixes e frutos do mar diminui a formação dos coágulos que obstruem os vasos sanguíneos.
        Consumir o leite desnatado e seus derivados magros com moderação combatem também o mau colesterol.
        O azeite ajuda a diminuir o colesterol ruim e aumentar o bom.
        Uma alimentação equilibrada em quantidade e variedade é a base de uma vida mais saudável.

Você quer um emagrecimento saudável, aumento de massa muscular, longevidade e qualidade de vida? Saiba mais...

        O LDL (mau colesterol) alto é um problema silencioso e ele pode causar inúmeros riscos na nossa saúde, como por exemplo, doenças cardiovasculares. Para saber os níveis devemos esporadicamente fazer um exame laboratorial especifico que informa a concentração de colesterol no sangue e consulte com um especialista médico. Pratique atividades físicas e mantenha uma alimentação saudável para ter saúde!



Postar um comentário

Blogger